segunda-feira, 15 de junho de 2009

Pela primeira vez em 60 anos, pode haver paz no Oriente Médio. O mundo aplaude o presidente Obama

Em 1948, com o estadista Osvaldo Aranha na presidencia da recente ONU, (12 anos depois de ter sido embaixador do Brasil nos EUA) uma decisão rigorosamente historica: a criação do Estado de Israel e da Palestina.

A decisão não era simbolica e precisava simultaneamente ser realidade. Só que os EUA, já transformados em potencia mundial com a vitoria na Segunda Guerra, (o que não aconteceu na Primeira, quando os EUA mandaram apenas 15 mil homens e petroleo, praticamente no fim de 1917) escancaradamente a FAVOR de Israel e CONTRA a Palestina, não cumpriu o que a ONU determinara.

60 anos depois, os EUA continuam não favorecendo a criação dos dois Estados, protegendo abertamente o Estado de Israel e impedindo o da Palestina. Varios presidentes dos EUA, começando pelo mediocrissimo Truman e vindo até o espantoso Bush filho, nada foi feito.

É preciso deixar bem claro e sem qualquer duvida, que não sou de forma alguma contra os judeus ou Israel, e sim a favor da PAZ TOTAL NA REGIÃO. O que só poderá acontecer com a existencia da Palestina, ou melhor, dos dois países, vivendo na maior harmonia, numa convivencia pacifica, eterna, imortal e duradoura.

Ninguém tem a menor duvida: criado o Estado da Palestina, os dois povos atravessarão fronteiras geograficas e humanas, imaginarias ou verdadeiras, se abraçarão em praça publica. Construirão não só dois países poderosos e importantes mas a paz que todos querem e exigem.

É impossivel viver se matando, sem nenhuma tranquilidade, para sair ou entrar em casa, seja em Israel ou na Palestina, sem poderem construir um futuro verdadeiro. Terão de esquecer (e esquecerão) os 60 anos que deveriam ter começado em 1948 e só agora podem se transformar numa verdadeira esperança.

Há dezenas de anos escrevo sobre essa PAZ IMINENTE E OBRIGATORIA. Mas que só agora vai (MAS VAI MESMO) chegando perto de uma realidade que agradará o mundo, mas principalmente emocionará judeus e palestinos.

E tudo isso por causa da importancia de Barak Obama, que vai se mostrando um presidente que modifica também 60 anos de ilusão, conivencia, imprudencia e irresponsabilidade dos que o antecederam no Poder depois de Roosevelt.

Minha admiração por Obama é tão grande, tenho certeza: sua afirmação de que lutará pela paz no Oriente Medio é real e verdadeira, não será adiada.

E judeus e palestinos terão um convidado para festejar com eles nas ruas dos dois países: o proprio Obama.

PS- A reeleição do presidente do Irã, o protesto dos derrotados, o terrorismo do Hamas, o jogo duplo dos arabes, os "duros" de Israel, nada nem ninguém poderá tirar Obama do seu caminho de convicção. O que ele mesmo, num livro admiravel, chamou de "Audácia da Esperança". Que Deus o ajude.

PS2- A luta eleitoral no Irã pode aumentar ou complicar a missão deixada para o novo presidente dos EUA. Mas não será um obstaculo intrasponivel. Para Obama, desafio que não o intimidará. Ao contrário, aumentará sua disposição de fazer. Para Obama, não basta dizer, tem que fazer. Dizer, ele já disse.

Um comentário:

  1. Grande Hélio...não se esqueça dos intolerantes árabes, e que eles são tribais; Democracia para eles é algo insuportável. Quem viver verá. abração

    ResponderExcluir