quinta-feira, 11 de junho de 2009

Fernando de Noronha

Desinformados e desatentos, jornalistas dizem sobre a tragedia do avião da Air France: "A ilha famosa já viu muitos aviões caírem sobre seu territorio". "Menas" verdade.

O unico avião que caiu lá foi o de Gago Coutinho e Sacadura Cabral, que em 1922 tentavam atravessar o Atlantico num avião rudimentar, indo de Lisboa ao Rio de Janeiro.

caíram na ilha, não sofreram nada, a asa do avião é hoje um monumento "fincado" em frente à casa do governador. (Em 1926, o coronel Charles Lindemberg fez a viagem de Nova Iorque a Paris, em 36 horas, se transformou em herói. Os portugueses também, só não completaram a viagem. (Exclusiva)

2 comentários:

  1. Prezado Hélio: o vôo de Sacadura Cabral (piloto) e gago Coutinho (navegador)foi interrompido por um pouso forçado não em Fernando de Noronha, mas nos penedos de São Pedro e São Paulo (que a Globo acaba de transformar em arquipélago). A travessia era acompanhada por escolta marítima, que os levaram até Fernando de Noronha, onde receberam um segundo hidroavião, com o qual chegaram ao Brasil. Ano: 1922, centenário da independência do Brasil.
    Em 1972, no seu cinquentenário, como repórter da sucursal de Lisboa da "manchete" - o Cláudio Mello e Souza já estava em Paris - comprei, dos herdeiros do autor, uma coleção de fotos da façanha, que, se ninguém tascou, devem estar no arquivo da extinta revista.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Hélio: por favor, dê copy nesse "que os levaram", que não concorda com escolta, erro que percebi só depois da nota publicada. Em troca, informo que essa viagem marca, possivelmente, o inicio do merchandising em nossa terra, com o Gago Coutinho portando, exibindo e posando para fotos sempre com uma garrafa de vinho do Porto "Ramos Pinto".
    Quanto ao Sacadura Cabral, diz a lenda urbana que ele mostrou aqui a razão do seu nome, deixando entre nós alguns descendentes.

    ResponderExcluir