quarta-feira, 3 de junho de 2009

A CPI DA PETROBRAS "MEXE" COM SENADORES E GOVERNADORES EM 2010

Podem verificar e fazer as contas: quase todos que lutam (contra e a favor) dessa CPI, estão interessadissimos na eleição de 2010. Tem de tudo, direta ou indiretamente. Candidatos para todos os gostos, vaidades e ambições.

Alguns querem entrar no lugar de Lula, que não quer sair. Governadores já reeleitos, pretendem a presidencia ou uma vice. Senadores cujo o mandato termina em 2010, tentam holofotes e manchetes para ver se conquistam um espaço que sabem que perderam.

E existem até os que fazem adivinhação, revelam publicamente o que não existe, mas para eles é fato comprovado. . É o caso do senador Sergio Guerra, presidente do PSDB, que disse ontem: "O meu partido tem dois candidatos, juntos somam mais de 50 por cento dos votos". Onde o PSDB realizou essa convenção? E não pode ser "menas" verdade, pois a comunicação foi feita pelo proprio presidente do partido. Que Republica.

Diversos jornalões e colunistas amestrados têm dito: "O PSDB de São Paulo REABILITOU Quercia". Ha!Ha! Ha! Quem praticou essa façanha foi o presidente Lula. Logo depois da reeeleição, surpreendentemente chamou Quercia ao Planalto-Alvorada, foi verdadeira quimioterapia sem risco.

Em troca, Serra garantiu para ele uma vaga de senador, está eleito. Duas vagas, uma é dele. A outra será de Mercadante?

Os governadores ainda não reeeleitos trabalham intensamente para continuar. Mas ninguém trabalha com a paixão do governador de Brasilia. Acontece que na vespera de sua posse, José Roberto Arruda me disse, almoçando no Antiquarius: "Helio, sou contra a reeleição, fico só até 2010, pode publicar".

Publiquei, claro. Em 16 e 17 de dezembro, estive em Brasilia, o governador estava certo que continuaria. Escrevi que o vice, Paulo Octavio, não criaria problema. Estava mais interessado na nova mina de ouro que se abria: o Setor Noroeste, mais rendoso do que toda Brasilia junta.

Eduardo Braga, governador reeeleito, deixa o cargo em 31 de março. Será senador certo. A outra vaga, garantidissima para Artur Virgilio, que deu uma volta extraordinaria, virou favorito. A briga é para ser suplente dele e de Eduardo Braga.

Para o governo, Amazonino Mendes está na frente do Ministro-senador Alfredo Nascimento, que deixa o ministério em 31 de março. A diferença é pequena, a campanha ainda não deslanchou. Mas o Ministro dos Transportes "transportará" recursos fantasticos para a campanha.

PS- Apesar da notoriedade que obterão com a CPI, todos os candidatos (pretensos ou supostos) têm duas datas assustadoras. 1) 30 de setembro, quando terão de estar filiados a um partido. Todos estão?

PS2- 31 de março, a assustadora d-e-s-i-n-c-o-m-p-a-t-i-b-i-l-i-z-a-ç-ã-o. Atinge os principais persoangens da vida publica. Terão que sair. E se não conseguirem legenda?

Um comentário:

  1. Nobre Hélio Fernandes você falando de parlamentares, acabei de dar uma olhada no site do Congresso e Foco. Uma ruma de deputados e senadores com processos pendentes no STF.
    O do senador do Ceará, Tasso Jereissati, sumiu!!!
    Não está mais na lista!
    Terá sido o efeito "cumpadre?"
    Como se sabe, o Supremo Presidente do Supremo, Gilmar Mendes, é cumpadre do Senador...
    Deve ser por isso.

    ResponderExcluir