sexta-feira, 22 de maio de 2009

O fato novo e o fato consumado

Carlos Chagas

A premissa é de que o presidente Lula não quer o terceiro mandato, como repetiu uma vez mais, ao iniciar viagem da China para a Turquia. Como a política permanece dinâmica, é bom tentar perceber nas entrelinhas significados alternativos à negativa.

Declarou o presidente que o terceiro mandato não existe, na Constituição, e que não discute a hipótese. Disse também que Dilma Rousseff está bem, não sofre mais da doença que a acometeu e teria alta quarta-feira.

O diabo é que a Constituição pode ser mudada, aquilo que pretendem montes de companheiros e agregados, na determinação de não entregar o poder aos tucanos e na presunção de que José Serra se elegerá, a não ser que dispute a presidência com o próprio Lula. Ou seja, o terceiro mandato não existe mas poderá existir.

Acresce que a saúde da chefe da Casa Civil ainda significa uma incógnita. Na hora em que o presidente anunciava a projeção otimista a respeito do estado da candidata, ela se encontrava internada no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, sem ordem de alta para o dia seguinte, como ele supunha, dada a recomendação médica para cancelar todos os compromissos até o final da semana e permanecer no hospital sob observação.

Sendo assim, e sem duvidar um só instante da disposição do Lula de não permanecer no governo por mais um período, vale lembrar aquela máxima que o saudoso deputado José Bonifácio espalhava pelos corredores da Câmara: “em política, todos os compromissos e determinações devem ser cumpridos, menos quando surgem o fato novo e o fato consumado”.

Vamos continuar fazendo votos para que se cumpra a vontade do presidente e seja afastada a sombra do terceiro mandato ou de sucedâneos, como a prorrogação. Afinal, essas e outras mudanças configurariam um golpe de estado, um retrocesso no processo democrático. Mas que andam na pauta, isso andam...

Veneno na coincidência de mandatos

Como a demonstrar que a ebulição permanece nos partidos da base do governo, importa referir nova fórmula em circulação no Congresso, referente ao próximo período presidencial. No PMDB, tem gente falando em coincidência de mandatos, ou seja, volta a tese de que em vez de eleições de dois em dois anos, deveríamos realizar todo o processo eleitoral apenas de quatro em quatro, num único dia, quando o eleitor votaria para presidente da República, governador, prefeito, senador, deputado federal, deputado estadual e vereador.

Para permitir essa simplificação sem prejuízo para ninguém, a coincidência deveria realizar-se apenas ao término dos mandatos dos prefeitos e vereadores eleitos em 2008, ou seja, a 31 de dezembro de 2012. A solução, assim, seria a prorrogação até o primeiro dia de 2013, dos mandatos do presidente da República, dos governadores, dos senadores, dos deputados federais e dos deputados estaduais, que terminam em 2011.

Um casuísmo dos olímpicos, uma fórmula capaz de despertar a fúria de todos os instintos democráticos nacionais, mas oportuníssimo para todo mundo. Até para os tucanos. Porque se as eleições fossem adiadas, todos os governadores permaneceriam onde estão, de José Serra, em São Paulo, a Aécio Neves, em Minas. No Congresso, seria uma festa: mais dois anos de mordomias para deputados e senadores, valendo o mesmo para as Assembléias Legislativas.

Quem garante que não surgirá, em tempo útil, proposta de emenda constitucional a respeito? E quem pensa que a opinião publicada seguirá no rumo da opinião pública, revoltada, deve lembrar-se do que aconteceu no meio do primeiro mandato de Fernando Henrique, quando ele deu o golpe e obteve do Congresso a prerrogativa de disputar o segundo mandato no exercício do primeiro. A mídia inteira aplaudiu, ficando para outro dia discutir os motivos...

Traição nacional

Desabafou o senador Cristóvan Buarque com toda ênfase: o governo cometeu crime de traição nacional ao mandar retirar dez assinaturas do pedido de constituição de uma CPI destinada a investigar as causas da falência do ensino no Brasil. O noticiário referente à CPI da Petrobrás ofuscou a manobra palaciana para evitar devassa maior e mais profunda.

Para o representante do Distrito Federal, trata-se de uma tragédia. O futuro do país encontra-se em perigo, com o naufrágio da educação de qualidade. Perdemos nosso futuro se não reagirmos, seguindo o exemplo de outras nações e priorizando a maior riqueza brasileira, o cérebro de suas crianças e seus jovens.

Foram contundentes as palavras de Cristóvan, inclusive sobre o nosso atraso tecnológico, resultado da falta de um ensino de qualidade. Lembrou que para conseguirmos importar um chip, exportamos 40 toneladas de minério de ferro. Culminou acusando o governo de haver praticado o maior dos crimes, a incineração do cérebro de nossas crianças, quando permite retirá-las da escola para deixá-las no trabalho infame.

“Candidato, nós temos”

Contesta o presidente de honra do PMDB, Paes de Andrade, comentário desta coluna onde acentuamos não dispor o partido de um candidato à presidência da República. Esse candidato existe, tem nome e residência fixa: é o governador Roberto Requião, do Paraná, em condições de empolgar o país e atropelar quantos já se dispõem a concorrer. O problema seria convencer Requião da importância da disputa, mas um esforço começou a ser desenvolvido.

8 comentários:

  1. Graças a Deus que encontro outra vez a imprensa da verdade. A imprensa venale e corrupta que vive com conluios com politicos assassinos e ladrões, nao é a imprensa desejada para o meu Brasil. Parabens Helio Fernandes os guerreiros não se acovardam e continuam sua luta.
    Antonio Ranauro Soares
    Sete Lagoas/MG
    antonioranauro@bol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Está aí, finalmente, um candidato que merece governar o país: Roberto Requião. Só que a bancada ruralista irá lutar com todas as forças contra. Requião precisa ser convecido a disputar? Então tá na hora de mobilizar a opinião pública.

    ResponderExcluir
  3. Traição nacional - Realmente, deve ser muito chato essa estória de o governo 'mandar' retirar assinaturas do pedido de constituição de CPI (Falência do Ensino). Desse assunto o senador Cristóvan Buarque entende prá dedéu!!!

    ResponderExcluir
  4. Lula nunca declarou ser contrário ao terceiro mandato.

    Lula nunca foi pressionado nesse sentido, quando muito tergiversa, e ao que parece, convence Eduardos Suplicys. o senador por São Paulo, não se cansa de repetir: "no jantar ofereciso ao PT, Lula teria aconselhado o partido a não defender o terceiro mandato".

    Claro! Para que se expor?

    Qual a razão de entregar ao PT essa missão tão delicada?

    A escolha de Dilma, disciplinada cumpridora de missões é elucidativa. A subordinada não criaria óbice em manter a pretensa candidatura até o limite em que não restaria outra opção que não a do mandante. Por outro lado manteria, como de fato mantém, remotas possibilidades de candidaturas inesperadassem possibilidade de eclodirem.

    A fatalidade do linfoma, apenas antecipa o fado, e traz uma pitada de tragédia tão a gosto do imaginário popular.

    Nesse ambiente, Sandro Mabel, oferece a cereja, com a velha e generosa opção de simplesmente prorrogar os mandatos.

    Ao que parece, "quando setembro vier", nem só primavera constará das agendas.

    ResponderExcluir
  5. Martim Berto Fuchs.

    E as cúpulas continuam escolhendo livremente os candidatos e impondo-os à sociedade. Depois quando esses candidatos, eleitos, fazem uma " ..." após a outra, somos nós que não soubemos votar. É de chorar.

    ResponderExcluir
  6. Dilma/Requião dá uma excelente chapa para a presidência.

    Embora eu prefira que Requião seja representante do PR no famigerado Senado.

    Requião também "é o cara", como Lula e Dilma!

    ResponderExcluir
  7. JOSÉ CARLOS WERNECK22 de maio de 2009 às 13:00

    Carlos Chagas,você como jornalista brilhante e inteligente que é,tem o dever de se juntar a todos os democratas e patriotas brasileiros,numa campanha sem tréguas contra essa bobagem de terceiro mandato.Isto é uma imoralidade,um atentado às liberdades democráticas,pelas quais todos nós lutamos em passado não muito distante.Desde já lhe agradeço,pois pelo que conheço de sua trajetória: você jamais foi "amestrado" e conhece como poucos a história política do nosso sofrido país.

    ResponderExcluir
  8. CARLOS CHAGAS, MUITO ME ADMIRO EM VOCÊ FALAR OU INDICAR O NOME DO ROBERTO REQUIÃO !!! ACHARIA SEMPRE DE MUITO BOM ALVITRE EM PESQUISAR O NOME DO INDICADO. HOJE NO PARANÁ ELE NÃO GANHA MAIS ELEIÇÃO NEM PARA SÍNDICO DO PRÓPRIO PRÉDIO ONDE RESIDE !!! A APELIDO DO PERSONAGEM É * maria louca * !!! PESQUISE MAIS A FUNDO NO ESTADO DO PARANÁ, A QUANTAS ANDA O ROBERTO REQUIÃO...

    ResponderExcluir