sexta-feira, 19 de junho de 2009

LULA E SARNEY, SARNEY E LULA: "O DENUNCISMO É CONTRA A DEMOCRACIA". E O CONTINUISMO?

Luta pela presidência do Senado. Tião Viana, candidatissimo dele mesmo e de um terço do PT-PT, vai ao Planalto-Alvorada conversar com Lula. O senador sabe que o Lula não se entusiasma com ele, a recíproca é verdadeira.

Quando (e se) Lula deixar a presidencia, o senador não atenderá nem telefonema do então ex-presidente. Mas naquele momento, Tião não pôde prescindir de pedir a Lula. E pede que o presidente pergunte a Sarney se ele é candidato a presidente do Senado.

Lula não considera isso um sacrifício, há 72 horas não fala com o ex-presidente da Republica (foi mesmo) uma eternidade, pede que vá ao Planalto-Alvorada. Lógico, Sarney vai, saudades de um passado que nem ele acreditava que chegasse tão distante.

Conversam sobre o "nada" (os dois são bons nisso), tomam um café, Lula com a xícara de lado, dispara: "Você é candidato a presidente do Senado? Se for, tem meu apoio sem restrições".

Sarney nem olha para o lado, dá aquele sorriso de romancista destroçado pela critica do Millor, mas finge que sobreviveu, responde: "De maneira alguma, presidente, já fui duas vezes. É preciso renovação".

Lula finge que acredita, (Sarney vai embora), manda ligarem para Tião Viana, Lula quer se livrar logo do problema, comunica e desliga: "O homem não é candidato". Não confia na desistência de Sarney, mas sabe que Tião vai se lançar imediatamente. Está sozinho no gabinete, dá uma gargalhada.

Isso, 6 meses antes de o Supremo, numa sessão longa, inútil e sem consequências, decidir a favor do diploma não só para jornalistas mas também para todas as profissões. (No dia da "decisão" do Supremo, Lula está no Cazaquistão, com muita gente, dá outra gargalhada. Muitos se surpreendem, Lula é o único que tem explicação).

Voltemos ao tempo e à disputa (?) da presidência do Senado. 43 dias depois da conversa com Lula, é Sarney que toma a iniciativa, telefona, diz: "Presidente, precisamos conversar, se for hoje, ainda melhor". Logico, Lula recebe, a mesma cena monótona e rotineira da outra vez. Só que Sarney é que dispara: "Presidente, me impuseram o comando do Senado, não pude resistir, sou candidato".

A mesma "jogada para a plateia", Lula diz, "Puxa, senador, você me criou um problema enorme dentro do partido, tenho de resolver".

Sarney vai embora, Lula manda ligar para Tião Viana, repete como da outra vez (só que ao contrário) dá o recado, "O homem é candidato", desliga. E como tudo é "teatro" sem ublico e sem espectadores, a mesma gargalhada, sabe que o "companheiro" Tião Viana está liquidado.

Sarney assume a presidência do Senado pela terceira vez, está lá desde 1970, sabe de tudo, (da "casa" e dos senadores) vai para a tribuna, engana a todos, faz uma porção de frases de efeito, sai como o herói sem nenhum caráter. 4 frases.

1- "A crise não é minha, é do Senado".

2- "Não é só do Brasil, é da democracia e do mundo".

3- "Querem destruir o Legislativo, qual a razão?"

4- "Ninguém no Brasil pode JULGAR UM HOMEM COMO EU".

Lula estava no Cazaquistão, defendeu Sarney com veemência, não sei se deu outra gargalhada. Com o terceiro mandato quase à disposição, Lula se previne e grita: "Querem implantar a republica do DENUNCISMO".
PS- Com isso mostra a face do continuísmo. "Sete anos de pastor, Jacob serviu Labão, pai de Rachel, serena e bela. Mas não servia ao pai, servia a ela".

PS2- Sarney, bíblico pela própria existência e pela trajetória ininterrupta, entendeu tudo. Sabe que só alguns senadores (poucos) acreditaram na sua vida de heroismo. Lá no Cazaquistão, Lula foi aconselhado: "Salve o Sarney, a opinião publica está revoltada".

PS3- Acrescentaram para o presidente, sobre o ex-presidente: "Ele está perigando. Se cair, virá a revolta contra o CONTINUISMO e não contra o DENUNCISMO". Lula correu para o microfone.

5 comentários:

  1. o continuismo nao interessa a democracia, nao importa se quem continua é bom ou mau,altenancia é remedio constitucional contra os viciados no poder. denuncismo puro e simples ou melhor sem fundamento tambem nao interessa, mas a denuncia de praticas ilicitas, do tipo engavetamento de despachos que deveriam ser publicados e salutar, embora cause abalo a nossa fragil democracia, mas com o tempo e em razão disto ela acaba revigorada.

    ResponderExcluir
  2. Sarneu é mesmo humorista. A família toda mama sôfrega nas tetas do Estado. Donatário da capitania hereditária do Maranhão, foi cavoucar outra mais ao norte e enfiou a pata no Amapá. Se dia intelectual. Marimbondos de fogo e outras bobagens. Como diz a crítica do Millor, livros que quando vc larga não consegue mais pegar. Quando será que este cidadão vai nos honrar con sua ausência bom Deus?

    ResponderExcluir
  3. Não devíamos nem mencionar o nome desta devassa figura, monumental ícone de tudo o que existe de mais ruim no Brasil. Todos nós temos a obrigação de colocar este velhaco imortal atrás das grades, apezar de sua idade!

    ResponderExcluir
  4. É lamentável, que o Sr. José Sarney, figura inatacável no entender do Sr. Lula, seja um dos principais responsáveis e agraciados com os chamados atos secretos.LCarlosdaSilva

    ResponderExcluir
  5. É de se lamentar que Lula defenda Sarney dizendo que o Senador não é uma pessoa comum, como se ele estivesse acima da lei.

    ResponderExcluir