sexta-feira, 29 de maio de 2009

REEELEIÇÃO GERAL ATÉ SETEMBRO DE 2009. DÁ TEMPO?

Governadores e prefeitos ainda não foram REEELEITOS, apoiam e até APELAM a Lula para que lute, insista, trabalhe e obtenha o terceiro mandato seguido. Lula aceita. Sempre aceitou, mesmo quando dizia o contrario.

Tivesse bons e competentes conselheiros, Lula já estaria convencido do fato: com a REEELEIÇÃO prorrogada, a carreira politica de Lula termina em 1º de janeiro de 2011, quando passar o cargo. Qual a razão?

Muito simples: se a reeeleição terminar em 2010 (existem montanhas de emendas na Camara e no Senado) Lula pode voltar em 2014 ou continuar em 2010 até com PLEBISCITO. Essas modificações da Constituição para o terceiro mandato seguido, logico contra e a favor do atual presidente.

Se a REEELEIÇÃO permanecer, quem se eleger em 2010, qualquer que seja seu nome ou partido, ficará mais 4 anos praticamente certos e garantidos. Daí a insistencia de governadores que se elegeram pela primeira vez em 2006.

Dos estados importantes a REEELEIÇÃO interessa a Jacques Wagner (Bahia), José Roberto Arruda (Brasilia), Ciro Gomes (Ceará, por causa do irmão), Sergio Cabral (Rio de Janeiro). Os outros podem entrar nessa verdadeira Stalingrado apenas por causa de posição estadual, nada mais do que isso.

Aecio já foi reeeleito, quer ser presidente. Requião, também reeeleitotem a indicação de Quercia para vice de qualquer presidente (principalmente de Lula), nenhuma possiblidade. Até com o apoio do "disque Quercia para a corrupção", sua melhor invenção na vida.

Eventualmente a reeeleição serviria a Serra em duas situações. 1) Para continuar no governo de São Paulo (está no primeiro mandato), se não for presidenciavel. 2) Se for candidato e se eleger, podendo ficar mais 4 anos, constitucionalmente, ninguem ganha dele. Perdeu duas vezes para prefeito de São Paulo, aprendeu a ganhar. (mas perdeu para Lula em 2002, não ganhadele em 2010).

Serra (como quase todos os possiveis adversarios) tem que se desincompatibilizar em março de 2010, perde imediatamente a vantagem. Estará obrigado a deixar o cargo 'em seco", sem nada decidido ou resolvido, no seu partido e nos outros.

Sergio Cabral e Jacques Wagner, sem chances nacionais (ou credenciais), querem APENAS disputar a reeeleição. Para os dois, esse APENAS é um bruto elogio, embora pensem (?) que é contra. Com duas vagas, acabando a reeeleição, concorrerão ao Senado.

Fiz essa analise por causa do que pode acontecer, e por serem os que restaram no quadro politico-eleitoral. Se não fizesse 79 anos agora em abril, Sarney seria invencivel, direta ou indiretamente, no Poder e fora dele, como vem demonstrando há 50 anos.

Chegamos então ao personagem principal, Luiz Inacio Lula da Silva. Como já tem dois mandatos e está na presidencia, é o unico que pode obter o terceiro. Mas não está acompanhando de forma competente essa "guerra nuclear" (nos bastidores) para manter a carreira e até a presidencia.

Se acabar a reeeleição, o PT-PT vai querer incluir qualquer coisa que o mantenha agora, ou permita a volta em 2014. Se aprovarem a continuação da reeeleição, e Serra vencer (a sorte de Lula é que elenão vence), manterá o governo em 2014, adeus, Lula.

PS- O dissabor de Lula é que, para vestir o uniforme da reeeleição, tem que seguir FHC e Menen, no passado. E Morales e Chavez, agora. É muito.

PS2- De qualquer maneira, será o fato politico mais importante de 2009/2010. A crise financeira-economica está em outro patamar. Mas pode até favorecer Lula. Que Republica.

PS3- Não incluí Dona Dilma em nenhum hipotese por um motivo: ela não tem a menor chance, qualquer que sejam as analises. Ou hipoteses.

2 comentários:

  1. Hélio, meu nobre e incansável guerreiro por um Brasil melhor, o rolo compressor petista não se furtará de tentar comprar o terceiro mandato. Não é preciso ser cientista político pra perceber isso. Sugiro, devido a sua liderança e ao grande número de admiradores, que inicie uma mobilização junto àqueles que vislumbram um País menos desigual. Conclame à sociedade de bem para participar dessa jornada. O PDT de meu ídolo Leonel Brizola, foi enterrado junto com seu líder, desde que foi cooptado pela canalhada petista, inclusive com a efetiva traição do neto do grande líder, que foi eleito, pelo sobrenome, para combater a pilatragem petista... Assim, torço para que o delegado Protógenes seja expulso da PF, por serviços prestados à nação brasileira, para reforçar seu currículo e quem sabe impulsioná-lo para que seja o vice da Heloísa Helena numa bombástica frente contra a podridão moral deste país. Mantenha-se firme e conte comigo. Saudações Brizolistas,
    Rodrigo de Carvalho - Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  2. Lamentamos muito a postura e falta de inteligencia de nossos representantes no comgresso nacional, Lula, que quer seguir o exemplo de Chaves e outros, faz o que quer, manda e desmanda neste país e a maioria só pensa em se dar bem, é como diz o nordestino: Farinha pouca meu pirão primeiro. Pena que acabou o idealismo, a ética, a coragem dos homens desta nação que acha que o bolsa familia resolve tudo enquanto familias estão comendo lixo por este país a fora e a onde fica nossa dignidade?

    Oiram Fernandes da Bahia.

    ResponderExcluir