quarta-feira, 27 de maio de 2009

Milton, Mauricio e Marcelo Alencar "COMPRARAM" e faliram o Correio da Manhã

A Folha de São Paulo (e O Globo) publicou ontem na Primeira: "A Gazeta Mercantil deve deixar de circular". Na verdade, não circulava há algum tempo. Nelson Tanure, de muitos e ecleticos empreendimentos, se desinteressou da Gazeta.

E Luiz Fernando Levy (da familia Herbert Levy, que já foi poderosa, controlando inclusive o Banco Itaú, no tempo em que era Itaú-America) não tem o minimo de condições de assumir o jornal. Quando Herbert Levy morreu, levou a Gazeta Mercantil com ele. E o Bradesco ficou "a ver navios" (desculpem), com uma divida de 200 milhões.

(E eram tempos do doutor Lazaro Brandão e não do ineficiente Trabuco de hoje, que pelo nome não se perca. E os "furos" do Bradesco são fenomenais, os 400 milhões do "homem de Londres", mais 300 milhões de um acionista ocasional, mas dos mais inteligentes).

O caso da Gazeta lembra muito o "Correio da Manhã", só que este foi um dos maiores jornais do Brasil. Em situação dificilima depois da morte de seu grande diretor e proprietario, Paulo Bittencourt, sua mulher, Niomar Muniz Sodré, arrendou o jornal por 5 anos. De todas as operações que podem ser feitas com um jornal, a pior é o arrendamento.

Além do mais, Niomar escolheu muito mal, entregou o jornal por 5 anos a um grupo de empreiteiros liderados por Mauricio Alencar. Este tinha realmente uma empreiteira, os dois irmãos, Milton e Marcelo, viviam à custa dele. (Depois, enriqueceriam mais do o irmão. Sendo que Marcelo ficou riquissimo. Mas enriqueceu mais como governador).

Quando devolveram o jornal para Niomar, ele estava completamente falido, em situação muito pior do que antes.

Durante anos acompanhei a situação de perto, escrevi dezenas de artigos, numa campanha de esclarecimento. O titulo geral dos artigos era este: "Para que empreiteiro quer jornal?".

Isso foi em plena ditadura. Marcelo gostava dos cargos, mas sem urna, sem voto, sem povo. Em 1966, com o MDB favorito, e seu candidato a senador, Mario Martins, já eleito, "arranjou" ser suplente dele. Mas isso só durou até o AI-5, quando Mario Martins foi cassado.

Em 1969, Marcelo embarcou na aventura do irmão empreiteiro, entraram no Correio da Manhã. Em 1974, terminada a aventura, foi para Petropolis, onde ficou até 1982, quando "descobriu" Brizola. Este, eleito governador, tinha que nomear o prefeito do Rio de Janeiro, o que com a conhecida imprudencia e insensibilidade. Nomeou quem? Marcelo e os filhos, sendo que Marco Aurelio Alencar dominava tudo. Marcelo esperava ser candidato ao cargo, em 1985, mas no estertor, a ditadura decidira: quem estava na Prefeitura não podia ser candidato.

Foi eleito então Saturnino Braga, pessoalmente honesto, apenas pessoalmente. Mas não se interessava em saber o que se passava no "quarto ao lado".

Marcelo foi disputar sua primeira eleição em 1994, para governador. Protegido por Brizola, que disputara a presidencia em 1989, não indo para o segundo turno com Collor, perdeu para Lula por meio milimetro.

Foram 4 anos venturosos, prazerosos, nada perigosos. Os filhos, que nunca trabalharam na vida, enriqueceram desmesuradamente. Um dos filhos foi para o Tribunal de Contas ficar a postos para julgar as contas do pai, perdão, do irmão. E dono de cidades inteiras, como Resende e adjacencias, onde tem uma hipica maravilhosa.

Marco Aurelio era o "dono das finanças", tido como genio, "privatizou tudo", atém mesmo o edificio Menezes Cortes. "Ganhou e acumulou" tanto que quando o pai deixou o governo em 1º de janeiro de 1999, já estava com passagem para os EUA. De ida para todos, de volta para ninguem.

Ficou lá durante 7 anos, deixou aqui o "advogado milionario", que por acaso tem parentesco. Quando "terminei a formação dos filhos" (textual dele mesmo), comprou uma "quinta" em Portugal onde está até hoje. Tenho que parar por aqui, mas continuarei.

PS-Por enquanto, lembro a manchete da Tribuna de 28 de setembro de 1994, em plena campanha:

"MARCELO E NARCOTRAFICO,
LAVAVAM DINHEIRO JUNTOS"

PS2- O filho Marco Aurelio usava ORFANATO COMO FACHADA PARA FRAUDAR. Não houve resposta, ganharam a eleição, quem está interessado em representatividade? Espero que respondam agora. Marco Aurelio ou Marco Antonio respondem? UMA DROGA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário