quinta-feira, 14 de maio de 2009

Gripe de Marqueting?

A "gripe espanhola" de 1918 que matou milhões de pessoas nos mais diversos continentes, até hoje não tem explicação. Mas tambem não sofreu contestação. Existiu mesmo. Em muitas cidades grandes (como o Rio e Paris) os cadaveres eram empilhados nas ruas, não havia como enterra-los.

A mesma coisa, a mesma credibilidade sobre a sua existencia, poderia ser dita sobre a "gripe suina" que chegaram a tentar identificar com a "gripe mexicana"?

Na ultima cupula das Americas a diplomacia americana sofreu tremenda derrota. Imediatamente nos bastidores politico e jornalistico da reunião, surgiu o temor dos EUA a respeito da repercussão. E logo começou a "gripe A".

No final do mes passado, em Trinidade e Tobago, os paises da America Latina manifestaram que os americanos tinham muitos problemas internos para serem solucionados, antes de dizer aos demais paises do continente o que fazer. Esse manifesto contou com o apoio atém mesmo de paises aliados como o Canadá, o México e a Colômbia.

De forma surpreendente, assim que terminou a 5ª Cupula das Americas, aquelas noticias que estavam circulando nos veiculos de comunicação de todo o mundo cedera lugar à "gripe mexicana" (latinoamericana). Com isto, os EUA sairam ilesos de sua derrota diplomatica.

Ontem a Organização Mundial de Saude declarou que não se trata de uma gripe que precise de muitos cuidados ("terapia antiviral", JB, 13/05/09, p. A3). Ou seja, este tema, em poucos dias, tambem sairá dos noticiarios, porque não tem mais relevancia

Os Eua sempre dominaram o noticiario. É o que está acontecendo? Os EUA bloquearão o FATO.

2 comentários:

  1. Jorge Rubem Folena de Oliveira15 de maio de 2009 às 08:28

    Prezado Jornalista Hélio,

    O grande Osny Duarte Pereira escreveu: "O país que dominar a imprensa de outro tem o controle sobre a opiniã pública, porque se o povo for erradamente informado pelo rádio, pelas revistas e jornais, fará seus julgamentos também erradamente, visto que o poder de adivinhar não existe." (Quem faz as leis no Brasil? Civilização Brasileira, cardenos do povo brasileiro, p. 109).

    Agradeço a notícia e reflexão (gripe da mentira) que passou despercebida de muita gente.

    ResponderExcluir
  2. Os salários dos fucionarios quando sai

    ResponderExcluir