Ao Exmo. Sr. Diretor do Jornal Tribuna da Imprensa Hélio Fernandes
Senhor Diretor:
Venho por meio desta informar as questões relevantes à passagem do trecho Leste do Rodoanel – grandiosa obra do governo do Estado de São Paulo para interligar dez rodovias destinada a melhorar o trânsito pesado de caminhões e automóveis das marginais de São Paulo e cidades vizinhas – pela cidade de Ribeirão Pires. Sou cidadão, morador de Ribeirão Pires há 39 anos, e venho acompanhando atentamente o debate que se trava há mais de um ano sobre a passagem do Rodoanel pela minha cidade. A Estância Turística de Ribeirão Pires está localizada na Serra do Mar, inserida em área de proteção aos mananciais, e é considerada simbolicamente como a “Suíça Brasileira”, entretanto o projeto do trecho Leste do Rodoanel cortará a cidade de Ribeirão Pires na extensão de 12 km de estrada com aproximadamente 300 metros de largura, o qual irá passar por diversos bairros, causando despropriações, desmatamento, destruição da flora e da fauna de parte da Mata Atlântica, comprometendo as fontes de água natural, e contribuindo para o assoreamento do Reservatório Billings, além de passar por terreno da Cia. Brasileira de Cartuchos – maior complexo industrial de fabricação de munições do Hemisfério Sul – trazendo grande preocupação à população local, causando, portanto, um grande problema ambiental. Considerando que existem leis para a proteção aos mananciais e para o Reservatório Billings, e que se encontra em meu poder um abaixo-assinado contendo 1588 assinaturas representativas de moradores dos vários bairros da cidade, é de interesse de todos que o projeto Rodoanel deva ser re-estruturado no sentido de se utilizar a Rodovia Índio Tibiriçá, para a passagem do Rodoanel pela cidade de Ribeirão Pires, já que essa rodovia está em pleno funcionamento, necessitando somente da sua ampliação para comportar o volume de tráfego pretendido, diminuindo, dessa forma, em muito o impacto ambiental que o projeto atual irá causar na região de mananciais – fontes de água natural – que deve ser protegida pela lei para o futuro dos nossos filhos.
Atenciosamente,
Sérgio Paschoal Borges CPF 261.743.328-53 RG.: 5654961-SSP Petroquímico aposentado. Coordenador da Comissão de Lutas do Jardim Celso, Ribeirão Pires-SP. Endereço: R. Mal. Juarez Távora, 259- Jardim Celso, CEP 09624-080 Ribeirão Pires-SP.
Ribeirão Pires, 21 de junho de 2009.
ResponderExcluirAo Exmo. Sr. Diretor do Jornal Tribuna da Imprensa
Hélio Fernandes
Senhor Diretor:
Venho por meio desta informar as questões relevantes à passagem do trecho Leste do Rodoanel – grandiosa obra do governo do Estado de São Paulo para interligar dez rodovias destinada a melhorar o trânsito pesado de caminhões e automóveis das marginais de São Paulo e cidades vizinhas – pela cidade de Ribeirão Pires.
Sou cidadão, morador de Ribeirão Pires há 39 anos, e venho acompanhando atentamente o debate que se trava há mais de um ano sobre a passagem do Rodoanel pela minha cidade.
A Estância Turística de Ribeirão Pires está localizada na Serra do Mar, inserida em área de proteção aos mananciais, e é considerada simbolicamente como a “Suíça Brasileira”, entretanto o projeto do trecho Leste do Rodoanel cortará a cidade de Ribeirão Pires na extensão de 12 km de estrada com aproximadamente 300 metros de largura, o qual irá passar por diversos bairros, causando despropriações, desmatamento, destruição da flora e da fauna de parte da Mata Atlântica, comprometendo as fontes de água natural, e contribuindo para o assoreamento do Reservatório Billings, além de passar por terreno da Cia. Brasileira de Cartuchos – maior complexo industrial de fabricação de munições do Hemisfério Sul – trazendo grande preocupação à população local, causando, portanto, um grande problema ambiental.
Considerando que existem leis para a proteção aos mananciais e para o Reservatório Billings, e que se encontra em meu poder um abaixo-assinado contendo 1588 assinaturas representativas de moradores dos vários bairros da cidade, é de interesse de todos que o projeto Rodoanel deva ser re-estruturado no sentido de se utilizar a Rodovia Índio Tibiriçá, para a passagem do Rodoanel pela cidade de Ribeirão Pires, já que essa rodovia está em pleno funcionamento, necessitando somente da sua ampliação para comportar o volume de tráfego pretendido, diminuindo, dessa forma, em muito o impacto ambiental que o projeto atual irá causar na região de mananciais – fontes de água natural – que deve ser protegida pela lei para o futuro dos nossos filhos.
Atenciosamente,
Sérgio Paschoal Borges
CPF 261.743.328-53
RG.: 5654961-SSP
Petroquímico aposentado.
Coordenador da Comissão de Lutas do Jardim Celso, Ribeirão Pires-SP.
Endereço: R. Mal. Juarez Távora, 259- Jardim Celso, CEP 09624-080 Ribeirão Pires-SP.