quarta-feira, 3 de junho de 2009

"Capital motel"

A Bovespa informa: "Em maio entraram mais de 6 bilhões (de reais e não de dólares) na Bolsa". Tudo para jogatina, nada para investimento. É o sempre badalado "capital motel".

Ganham fortunas com ações, já sabendo que o "mercado" vai subir (Revelei isso aqui quando o índice chegou a 38 mil. Expliquei que não poderia cair mais, era o "fundo do poço").

Sem pagar nenhum imposto, levam uma parte do lucro, o resto eles usam para comprar títulos do Tesouro, recebendo o maior juro do mundo, também sem imposto. Que Republica.

Um comentário:

  1. Só pra complementar, a BM&FBovespa registrou ontem, dia 2 de junho de 2009, o recorde de número de negócios em um pregão. Foram negociados R$ 6.262.690.661,94.
    Considerando-se que os emolumentos cobrados para a negociação no mercado são de 0,0285%, pode-se concluir que a BM&FBovespa ganhou R$ 1,785 milhão em apenas um dia.
    Com esse dado, uma questão se apresenta: a Bolsa de Valores é, em sua essência uma entidade sem fins lucrativos. Isso até podia ser antes de seu IPO, mas gostaria de saber em que pé estamos atualmente; afinal de contas hoje a finalidade da BM&FBovespa por lei é apenas uma: defender e buscar os interesses (lucros) de seus acionistas.
    Está parecendo a BHTrans que é uma empresa de capital misto (público e privado) com apenas um sócio: a Prefeitura de Belo Horizonte...

    ResponderExcluir