Essa foi a razão principal da "quebra" de 1929. A Bolsa de 1929 levou 8 anos em alta seguida. Quem tinha 1 milhão de dolares jogava 10.
Cada vez compravam mais, alavancavam mais, jogavam, lucravam mais. Não era segredo, aquele que "sair" primeiro derrubará a piramide. Derrubaram.
Vieram medidas excelente de conteção, protegendo os poucos investidores que existiam e punindo os jogadores. Logo esqueceram, voltou tudo.
Agora explodiu novamente. Com o agravante: incluiram o mercado hipotecario. Emprestava a qeum não podia pagar só para ganharem enormes GRATIFICAÇÕES. Palavra-chave.
sexta-feira, 5 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Parece que o mercado de hipotecas também foi parte determinante da crise de 1929, embora a bolha imobiliária tenha explodido antes da bolha financeira (como agora? - Galbraith - The Great Crash).
ResponderExcluirO senhor acha que terão dificuldades em acusar o Madoff, caso ele resolva se defender dizendo que não fez nada que o sistema financeiro não só faça rotineiramente (as pirâmides), mas também das quais dependa? Ele pode até mesmo ameaçar escrever um livro dizendo que o esquema dele funciona melhor...
Boa tarde Hélio.
ResponderExcluirAté onde eu consigo entender, todas as crises aconteceram em função de euforia - na crença de que os ganhos não tem fim, que leva à alavancagem e à derrocada - desde a "Tulipamania" à crise de 2008.
É fácil culpar esse ou aquele, mas todos aqueles que investiram no mercado e obtiveram lucros fantásticos também são culpados; de uma forma ou de outra.