quarta-feira, 3 de junho de 2009

Air France

Dede que o 447 desapareceu, houve muita desinformação, divagação e até tentativa de adivinhação por certos orgãos de comunicação. 24 horas depois do avião DESAPARECIDO, conhecendo a região e tendo viajado ali, com tempestade terrivel, informei sem alarde ou estardalhaço.

Além do mais, assessorado por gente da Aeronautica com 40 anos de amizade, não errei uma informação. Tenho o maior respeito pelos que acreditam até agora em sobreviventes e mantêm a esperança, mas não havia uma possibilidade em um milhão de ter havido choque (com que obstaculo o avião se chocaria?).

E diante do mar enorme e longe da terra para todos os lados, só havia uma certeza que informei sozinho: o 447 da Air France ESTÁ NO FUNDO DO MAR, a 3 ou 4 mil metros de profundidade.

Não havia outra hipotese, e os que falaram "que haveria sobreviventes que nadaram depois da queda", só se respeitaria se fossem parentes ou amigos. Esses podem dizer tudo.

Jornalistas e "especialistas", afirmando imprudências como essas, um horror e total incompetência.

2 comentários:

  1. Evite o exagero e a empolgação.


    Caro Helio Fernandes, por cautela, evite afirmar que o Airbus está no fundo do mar, ao que parece, a possibilidade de estar destroçado, não compondo nenhuma unidade repousada sob 3000 metros de oceano, é alternativa bastante provável.

    Aqui matéria do Le Figaro:

    "Deux jours après la disparition de l'Airbus A 330 d'Air France au milieu de l'Atlantique, les experts disposent d'un premier indice matériel tendant à démontrer que l'appareil s'est désintégré en haute altitude. Les premières observations ont permis de constater que la zone de dispersion des débris en mer est très étendue. «On peut observer des fragments sur une distance de plus de 300 km, confie ainsi une source proche de l'enquête technique. Sous réserve de plus amples informations, ce premier élément plaide en faveur d'une explosion qui aurait touché l'aéronef en plein vol.» Si elle devait être confirmée, une telle désintégration à une altitude d'environ 10 000 mètres pourrait s'expliquer aussi bien par l'action d'un phénomène météorologique exceptionnellement violent, plausible dans la zone de convergence intertropicale empruntée par le vol, que par une brusque dépressurisation ou par un attentat terroriste."

    Ao mais, cabe também ressaltar a ocorrência de comunicação nos últimos 4 minutos, conforme publiou o jornal da tarde e repercutiu o Libération:

    "Un autre quotidien de São Paulo, le Jornal da Tarde, propriété du très sérieux groupe de presse Estado, s'est pour sa part procuré, auprès d'«une source d'Air France», le contenu d'un message ainsi que d'alertes automatiques envoyés par l'appareil aux ordinateurs de la compagnie, entre 23h00 et 23h14 (heure brésilienne) avant de disparaître. Ces alertes indiquent qu'une série de pannes est survenue dans les quatre dernières minutes."

    Como pode observar, existe muito mais informações e resíduos na superfície do que aparentemente na profundeza abordada insistentemente por vossa arguta ironia, execeção feita, por óbvio às caixas pretas.

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  2. "so havia uma certeza que informei sozinho", isto sim que e arrogancia. Acho que 99% das pessoas tinham a mesma certeza. A imprensa seria simplesmente nao pode escrever aquilo que no esta tecnicamente provado. Mas a intuicao obvia de todo mundo era logico de que o aviao estava no fundo do mar oras bolas...

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