quinta-feira, 28 de maio de 2009

SARNEY-RENAN conversam diariamente, não conseguem presidente ou relator

A CPI da Petrobras não anda nem desanda. É a grande preocupação politica e eleitoral, mas não há conclusão. Ontem, terça, às 23:14, o presidente do Senado e o ex-presidente se despediam. Hoje, às 7:45, já da quarta, tomavam café juntos, os dois, sem ninguém por perto, até chegar outr ex-presidente, Garibaldo Alves.

Conclusão nenhuma. Escrevo esta nota às 14:30 e todos parecem concluir: na semana, não haverá indicação alguma. O que deixa os suplentes em total suspense. Pois a unica certeza parece ser esta: o presidente será suplente, nada de surpreendente que indique o relator, tambem sem voto, sem povo, sem urna. É o que alguns, batendo no peito, retumbam: "Sou Republicano".

Enquant isso, cidadãoes escrevem intensamente para o reporter. Começo hoje a responder, sem omissão e com total isenção.

Jean Scharlau:
Prezado Hélio, a AEPET, em seu saite, publicou nota onde "manifesta seu veemente repúdio às sucessivas tentativas, perpetradas frequentemente por diversas origens, de macular a imagem da Petrobrás – orgulho da Nação brasileira, líder mundial na tecnologia de exploração em águas profundas e descobridora do pré-sal." http://www.aepet.org.br

Alberto Bilac de Freitas:
Caro Hélio, Você, melhor que ninguém, sabe que o que o PSDB quer na verdade é colocar suas mãos peludas no pré-sal brasileiro e, caso Serra se eleja presidente, doá-lo às multis do petróleo, Exxon à frente! Simples assim! O PSDB deveria ter seu registro cassado e seus líderes presos por crime de lesa-pátria!

C. Khosta y Alzamendi:
Gostaria de saber a que roubalheiras o sr. xerxes se refere... A PETROBRÁS não tem caixa-preta, é a empresa mais auditada do país. Só pra dar uma idéia do nível de "caixapretice", a Empresa sofre auditorias, dentre outros, do TCU e da SEC, o equivalente à CVM estadunidense, por ter suas ações negociadas na Bolsa de Nova Iorque. Outra coisa: a gasolina traz mais de 50% de seu preço em impostos. A PETROBRÁS aufere uma das menores margens no refino, considerando-se as 15 maiores empresas do ramo no mundo. E quanto à qualidade da gasolina, é a mesma da Exxon, da ELF, da BP, etc. Onde o senhor anda comprando a sua, sr. xerxes?

Xerxes Barodian:
Caro Jornalista Hélio Fernandes. Saudações Democráticas. O Sr. Alzameni diz nada saber sobre as roubalheiras na Ptroubrás....quanta ingenuidade....que fofo....Um só exemplo, e bem atual...a famigerada refinaria Abreu de Lima. O orçamento inicial foi de R$9 bilhões. Hoje, está em R$23 bilhões e a obra está paralisada por dezenas de denúncias de corruPTção, levantadas pelo Ministério Público e Tribunal de Contas da União. Outros exemplos alguns sólidos e mal cheirosos, outros mais líquidos e igualmente mal cheirosos, podem ser vistos em vários artigos do jornalista Helio Fernandes falando sobre as artes e peripécias de presidentes da Petrobrás, começando pelo Japonesinho do Geisel. Sobre ele, diz o jornalista “O "presidente" Geisel nomeou presidente da Petrobras (e depois ministro de Minas e Energia) o senhor Shigeaki Ueki. Só alguém que deseja destruir uma empresa nomeia Ueki presidente. E outros, vários, com ele e como ele. Hoje, Ueki e os filhos moram no Texas, mais ricos em petróleo do que a família Bush.” Sobre a qualidade da gasolina da Petrobrás, eu é que pergunto: Onde o senhor anda comprando a sua, Sr. Khosta???Porque a gasolina da Petrobrás faz a alegria dos mecânicos.....

Comentário de Helio Fernandes:
Sou contra a CPI pois ela é ocasional, carreirista e globalizante. Por que não montaram essa CPI há mais tempo? E os que movimentam a tão desejada (para eles) CPI, não têm gabarito ou credibilidade (com ligeiras exceções).

Repudiando a CPI, não POSSO nem QUERO esquecer: denunciei muitos presidentes da Petrobras por roubalheira. E dava os nomes deles, junto ocm os que nomeavam para a BR, Transpetro e outros cargo importantissimos. Verdadeira formação de quadrilha. Quanta gente ENRIQUECEU com a Petrobras? Nenhum será atingido agora.

4 comentários:

  1. Dá engulhos ver um sujeito afirmar que o PSDB quer privatizar a Petrobras. Esse boato surgiu na realidade por vias de bate-papo entre muitos blogueiros, bate-papos de que EU, entre milhares, participei, apoiando integralmente a ideia de privatizar PARA QUEM PAGA a Petrobras ou qualquer estatal, e NÃO PARA QUEM MAMA nela, como está acontecendo hoje.
    Aliás, torço para que a privatização chegue logo, embora nem o PSDB nem qualquer outro partido queira isso.
    Anote aí, quem ainda tem alguma dúvida ou queira nutrir esse boato para indispor o povo contra a CPI: EM MOMENTO ALGUM consta que alguém do PSDB tenha afirmado defender esse absurdo. Quem defende sou eu, porque quero justamente salvar a Petrobras dos petistas que não têm mãos a medir quando se trata de metê-las no patrimônio do povo.

    Rodrigues

    ResponderExcluir
  2. Petrobras. Como toda empresa dita Estatal, sofre do mesmo mal. Está nas mãos dos políticos. Só não fecha para balanço, porque explora petróleo. O desperdício e mal emprego do dinheiro que arrecadam, para dizer o mínimo, é calamitoso. É o paraíso aqui na terra para os políticos e para os funcionários da mesma. Creio que foi Paul Getty quem afirmou: O melhor negócio do mundo é uma empresa de petróleo bem administrada. O segundo melhor negócio do mundo, é uma empresa de petróleo mal administrada. Temos aí o exemplo: Petrobras.
    Martim Berto Fuchs.

    ResponderExcluir
  3. Esta CPI da Petrobras, iniciativa do PSDB a partir de denúncias idealizadas pelo O Globo, vai trazer à memória uma série de fatos que não orgulham em nada os tucanos. É eleitoreira. O povão já percebeu. Afinal, que moral tem o PSDB pode investigar a empresa? O naufrágio da P-36, que matou 11 pessoas, será lembrado? O ano de 2001 foi tenebroso! Procurem nos motores de busca referências sobre notícias de 2001 mencionando as palavras “Petrobras”, “denúncia”, “desvio” e “fraude”. É espantoso como o ano de 2001 se mostra rico nesse sentido!!!

    ResponderExcluir
  4. Ainda sobre a CPI-Petrobras:
    Tasso Jereissati e Arthur Virgílio sentiram cheiro de queimado e já estão pisando no freio. Álvaro Dias acredita que não tem nada a perder, pois tem mandato de senador até 2014, e sua pseudo-candidatura a governador do Paraná não entusiasma tucanos nem DEMos, como a de Beto Richa. Sérgio Guerra e ACM Jr. sabem que do jeito que está não se reelegem em 2010, então entram na CPI como jogadores em um cassino, apostando todas as fichas no tudo ou nada. Querem usar a CPI como palanque. Querem câmeras e holofotes.

    ResponderExcluir