quinta-feira, 21 de maio de 2009

Inquérito contra Edir Macedo vai completar nove anos

Para apurar suposto crime de falsidade ideológica, a Polícia Federal instaurou inquérito criminal contra o diretor-presidente da Rede Record de Televisão e Bispo-chefe da Igreja Universal, Edir Macedo, em agosto de 2000 e até hoje não conseguiu concluí-lo.

Segundo o site do TRF/3ª Região, o referido processo está vinculado à 4ª Vara Criminal Federal de São Paulo.

Para agilizar o trabalho de investigação, o juiz da vara solicitou o desmembramento do procedimento ao Superior Tribunal de Justiça e foi atendido. Como leigo, pergunto se o mencionado inquérito não deveria ser arquivado, já que o crime de falsidade ideológica em documento particular prevê pena de reclusão de 1 a 3 anos? Segundo o Código Penal, extingue-se a punibilidade em oito anos, se o máximo da pena é superior a dois anos e não excede a quatro.

Em síntese, Edir Macedo é acusado de ter usado pastores e bispos, sem capital e patrimônio próprio, na aquisição de emissoras de rádio e televisão em diversos Estados da Federação, os quais ficaram conhecidos como "laranjas" do bispo. Agora, se o documento utilizado para as transações supostamente fictícias for considerado público, a prescrição só ocorrerá em agosto de 2012. De qualquer forma, é muito tempo para o desfecho de um inquérito policial que envolve uma só pessoa.

Façam seus comentários, manifestem suas opiniões. É uma questão importantíssima, que precisa ser referendada (ou até reprovada) pela opinião pública. Será que a duração de 9 anos para concluir um inquérito tem a ver com o prestígio do "Bispo", que se julga mais importante do que Deus. Compareçam, digam o que acharem importante e até indispensável.

9 comentários:

  1. Ora, Hélio, se duração de processo demonstrasse prestígio, provavelmente, vc seria o mais prestigiado desse país!

    ResponderExcluir
  2. Esse senhor usa a boa fé do povo brasileiro para lhes tirar o pouco que resta.
    Não é só aquisição de emissoras que o dito cujo coloca laranja, em empresas também, arrebata tudo o que for possível para seu bel prazer e sua riqueza que está na estratosfera.
    Tudo isso sem pagar um mísero centavos de imposto devido a gentileza de nossas leis.
    Se fosse em um Pais sério seu pescoço a está hora estaria na forca.....
    Lamentável..

    ResponderExcluir
  3. Essas igrejas são verdadeiros supermercados de almas. Tarda, mas não falha, à hora de receber a bênção, no caixa estão faturando mais um dizimo do sacrificado e iludido cidadão. Mas, como a grana é alta, a galhina dos ovos de ouro continua ciscando no terreirão das leis.

    ResponderExcluir
  4. Caro Marco aurelio, no caso do Hélio, a ação é a seu favor, portanto o tempo conta em seu desfavor.

    ResponderExcluir
  5. O bispo Macedo e o retrato fiel de que é um país sem lei e sem ordem e o bispo bastante inteligente e sagaz percebeu isso e hoje faz a festa.

    ResponderExcluir
  6. 1. Hélio, você conhece, além das igrejas, algum outro negócio mais rentável e isento de impostos?
    2. Você que sempre foi jornalista deve saber quanto custa ser crítico, daí a "marola" favorável de quem cria essas empresas "jornalísticas" de sempre a favor (vide o noticiário da "CNN DO DÍZIMO".

    ResponderExcluir
  7. VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA!!

    COMO PODEMOS ACREDITAR NA JUSTIÇA?

    ResponderExcluir
  8. Hélio, nós te amamos e sabemos que essa sua implicância com o Edir Macêdo, não é outra coisa senão manifestação de uma força espiritual que não deseja que tu sejas feliz.Mas, esse mal vai passar em Nome de Jesus e um dia voce será como um de nós que temos em nossas casas um "pedacinho do céu" , somos muito felizes graças à Deus, a IURD e ao homem de Deus maravilhoso que é o Edir Macêdo,que um dia voce também vai aprender amar e vai se arrepender profundamente das bobagens que voce tem falado dele.

    ResponderExcluir
  9. Tadinha da Hilda. Isso se não estiver mamando junto com o bispo pr obra e graça da ingenuidade alheia.

    ResponderExcluir