quinta-feira, 21 de maio de 2009

Golpe e contragolpe

Adonias Mangueira Fernandes, de São Paulo, faz comentarios interessantíssimos e que deveriam gerar debate importante e inadiavel a respeito de ditaduras, BRANDAS (Folha) ou IMPIEDOSAS (Mauricio Azedo, presidente da ABI).

A seguir a integra do comentario do cidadão-contribuinte-eleitor (ler o post completo) e os comentarios do reporter:
Os reais ditadores

Interessante esse pessoalzinho que hoje nos governa(?). Dizem que lutaram contra os militares, em nome de Democracia (mas todos sabemos que queriam apenas instaurar uma outra ditadura, só que de esquerda...). E por conta dessa “luta”, recebem hoje polpudas e milionárias indenizações e aposentadorias pagas pelo seu, pelo meu, pelo nosso rico dinheirinho....Pois agora, esses “defensores” da Democracia (há..há..há..), querem porque querem se manter eternamente no poder, e preparam um golpe de Estado, através do qual Lulla será reeleito mais uma vez, e daqui a pouco mais uma vez, e mais uma vez, e mais uma vez, de tal maneira que fique governando(?) o Brasil por mais tempo que Fidel governa Cuba....Será o sonhado “Reich de mil anos de Herr Lulla” dos petistas. E o gozado é que essa gente fica falando mal dos militares a toda hora, falam da ditadura, das torturas, etc..Mas se esquecem que nenhum presidente militar ficou mais que 5 anos no poder, enquanto FHC ficou 8 anos e Lulla sabe-se lá quanto tempo ficará... Quem são os reais ditadores, afinal?

Adonias Mangueira Fernandes, São Paulo (SP)
Sempre que se discute o que é golpe, revolução, ditadura, democracia, é impossivel deixar de citar o frasista Winston Churchill: "Democracia é o pior dos regimes, excetuados naturalmente todos os outros". O mesmo pode ser dito de golpe ou revolução, de ditadura, branda ou cruel. Muitas Revoluções começam como golpes, nenhum golpe acaba como revolução. A Revolução Francesa (o inicio do marquetismo, o mais colossal da Historia) acabou como golpe, com "cabeças rolando", e todos querendo o Poder.

Por outro lado, jamais existe um golpe só. É sempre um golpe e um contragolpe. Os que querem o Poder, de um lado, e os que precisam manter o Poder, por estarem ameaçados de perde-lo.

4 comentários:

  1. Esse Sr. Adonias quer o que? A volta dos "doadores" ao poder, como antidoto à "sanha" petista?

    Contra os "doadores" eu voto até no diabo!!!
    Menos nesses vampiros do retrocesso dos 80 anos em 8!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Caro Hélio Fernandes, gostaria de saber como poderia colaborar com o jornalismo da tribuna.
    flavioalbino@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Prezado Hélio Fernandes, inicialmente parabenizo-o pela publicação aqui no mundo dos pobres, a chamada blogosfera, onde todos falam e ninguém tem o monopólio da razão. Curioso que tenhas iniciado este blog em 13 de maio. D'ora em diante virei aqui com freqüência. indicarei também. Frisando: aqui acho-o em muito melhores condições que na Tribuna original, pois aqui é permitida a fala imediata aos leitores.

    Ao seu leitor Adonias Fernandes. Argumentar que "nenhum presidente militar ficou mais que 5 anos no poder" como caraterística de uma democracia melhor que a que temos hoje Seria hilário, estilo as "piadas de caserna" lá da revista Seleções, não fosse deprimente. Lembra aquela outra piada que diz que a expressão "inteligência militar" implica uma contradição nos termos, com o que constato que o comentarista cunhou outro conceito que é uma contradição nos termos: "democracia militar". Onde o ítem deprimente? Ora, o comentarista parece realmente acreditar no que escreveu. Não é um ditabrando, é um legítimo democrataduro.

    ResponderExcluir
  4. Prezado Jornalista Hélio. Saudações democratas. Saudações a um verdadeiro democrata, que nunca foi atrás do canto das sereias dos aproveitadores, dos usurpadores, dos falsificadores da verdadeira vontade popular. Em resposta ao seu prezado leitor Jean Scharlau, informo que:

    Dispenso rótulos...Quem tem rótulos são as garrafas de whisky, por exemplo. E mesmo assim a maioria dos rótulos não condiz com o que vai dentro delas.

    Muita gente que tem o rótulo de democrata, na realidade não passa de “amante de regimes discricionários ”, e, uma vez no poder, não querem largar o osso jamais. E daí inventam essa “estória” de segundo mandato, terceiro, mandato, quarto, etc, mas sempre. é claro.. com o “aval” do povo (meu Deus, quantos crimes não são cometidos em nome do...povo!).há..há.há..

    Eu jamais falei em “democracia militar”. Eu apenas mostrei um fato histórico: “Nenhum general-presidente ficou mais que 5 anos no poder”. Ponto. É verdade ou mentira??Médici tinha grande popularidade, poderia querer a reeleição. Ponto. Não quis. Ponto. Isso é mentira?

    Falei nos mandatos dos militares apenas para demonstrar quão irônica é a história. Gente que dizia lutar pela democracia (há..há..há..), está hoje no poder e só pensa em censura de imprensa (via formação de um batalhão de jornalistas amestrados..) e almejam superar Fidel Castro no quesito "permanência “democrática”" na presidência.

    Em matéria de democracia, no Brasil, e no mundo, existem os verdadeiros DEMOCRATAS (envelhecidos 18, 24, 50 anos, como é o caso do jornalista Hélio Fernandes...), e existem um moontteeee de DEMOCRATAS paraguaios, de araque, que se vendem por tostões, se prostituem por cargos em estatais, em ministérios, por aposentadorias especiais , etc...

    Quanto à sua piada com a expressão “inteligência militar”, penso que talvez a expressão “cientista político” também possa proporcionar o mesmo número de gargalhadas....

    Adonias Mangueira Fernandes
    São Paulo - SP

    ResponderExcluir