sábado, 23 de maio de 2009

Dona Dilma - José Alencar - Serra - Lula

Muita gente escrevendo sobre a ligação da doença de Dona Dilma e a ligação do seu cancer com uma possivel tentativa presidencial. Essa possibilidade já era dificil eleitoralmente, se complicou ainda mais. E não só eleitoralmente. Ela enfrentava tremendo problemas politicos, dentro do seu proprio partido, o PT-PT.

Sua possivel (e até previsivel ou provavel) candidatura à sucessão (?) do presidente Lula, só vivia e sobrevivia por dois motivos. 1) A insistencia de Lula, "O senhor dos anéis do partido", e a ausencia de lideranças para constesta-lo. Todos se recolhiam quando aparecia a palavra de ordem: "E a candidata do Lula?"

2) Essa submissão mesmo que não seja subserviencia, se afirmava e se consolidava diante da pergunta sem resposta, muitas vezes feita pelo proprio Lula nos bastidores, irritado: "Está bem, não é a Dilma. Será quem?". Não havia e não há por enquanto, quem possa ser colocado (com chance ou sem chance) no caminho a ser percorrido e transitado até chegar ao Planalto-Alvorada.

O proprio Lula está, logico, claro e evidente, diante de uma problema crucial e fundamental. Não adianta ele dizer "Dilma está curada". O que ele poderia falar? A eliminação do nome da Chefe da Casa Civil traz às manchetes impressas ou não, o nome dele para continuar. Ninguem pode dizer se haverá ou não haverá o terceiro mandato que já foi o grande sonho de Fernando Henrique, derrubado e destruido pelo fracasso do retrocesso de 80 anos em 8 do seu governo infeliz, ineficiente, inutil, incompetente.

Assim como a candidatura Dilma só ficará ou sairá na hora e que não existirem controversias, o mesmo ocorrerá com o possivel terceiro mandato de Lula. Dilma e Lula dizem o que têm a dizer. Ela: "Não sou mais candidata, esse cancer me destroi". Inviavel, impossivel, e não só pela propria candidatura, mas porque isso envolve questões cpm efeitos colaterais de enorme repercussão.

Da mesma forma, Lula não pode vira publico: "Sou candidato ao terceiro mandato, minha popularidade continua altissima". A politica não é conduzida dessa maneira. E pode ser queLula não queira mesmo, a debandada vergonhosa do PMDB pode ter feito o proprio Lula perceber que será dificil obter PLEBISCITO.

A diferente entre a POSSBILIDADE de Lula agora, e a de FHC em 1988, é que Lula só precisa de AUTORIZAÇÃO para disputar. Se conseguir, ganha o novo mandato sem sair de casa. FHC teve de comprar a REELEIÇÃO e garantir a "vitoria" pelo fato de já estar dentro do Planalto-Alvorada. E tinha Sergio Motta como conselheiro-executivo-do-mercado-comprador.

Voltando ao problema medico, o mais importante, pois influenciará e decidirá o problema inicialmente politico e depois eleitoral. A doença tem um indice de rejeição que não pode ser ignorado. Muitos comparam (e me escrevem, pedindo opinião) a doença de Dona Dilma com a de José Alencar. O vice conquistou a opinião publica pelo estoicismo, otimismo, esperança, grandeza diante da doença, uma clareza como consequencia de tudo, que é hoje uma das unanimidades nacionais, especialmente na luta contra o cancer.

Entra e sai do hospital e da propria sala de cirurgia com uma tranquilidade que deixa o povo em suspense total. Em 2010, terá votação consagradora para senador, é vice-presidente, por que não concorre a presidente? Porque senador é uma coisa, presidente outra completamente diferente. Naturalmente há tambem o fator idade.

Na Historia brasileira, existem duas mortes de presidentes que alteraram o jogo politico e a propria consequencia para o país. Afonso Pena era contestado em 1906, assumiu em 1907, morreu em 15 de junho de 1909. Assumiu Nilo Peçanha, inimigo terrivel de Rui Barbosa, já lançado candidato para 1910 (A coincidencia dos 100 anos). Com Afonso Pena no Poder, Rui estaria eleito. Com Nilo, apesar de sua formidavel "campanha civilista", Rui não pôde ganhar do Exercito (o candidato foi o general Hermes da Fonseca, sobrinho de Deodoro), da Igreja, do Partido da Republica.

Em 1918 foi muito pior, e com a mesma origem.Rodrigues Alves, "presidente" estadual de São Paulo, (no Imperio), presidente da Republica e novamente governando São Paulo, foi lançado candidato a presidente, apesar de resistir muito. Estava com 70 anos (na epoca quem chegava até aí era "velhissimo"), tão doente que nem podia andar, exigiram sua candidatura com a explicação: "O senhor é o unico que pode ganhar de Rui".

Ganhou com a maquina, sem sair de sua chacara, mas não tomou posse, criando terrivel crise politica. 67 anos depois, o fato se repetia, Tancredo Neves sabia da doença, "vou me hospitalizar depois da posse". Não chegou lá, a crise só não foi maior porque o objetivo principal era não fortalecer a ditadura, que enfraquecera, mas continuava no Poder, e alguns generais queriam continuar.

PS- Esta é a analise isenta, completa, politica, medica, eleitoral e historica, que tem de ser enfrentada. Sem temor e com toda a coragem.

PS2- Felizmente para o Brasil, o prazo dado pelos medicos coincide com o prazo politico-eleitoral: 4 meses. Em setembro, tudo terá que estar resolvido, decidido, estabelecido. Seja medico, politico, e na ultima e irrecorrivel instancia, eleitoral.

9 comentários:

  1. Carlos Almeida Przybylski23 de maio de 2009 às 10:44

    Leio o Hélio desde priscas éras...gosto e respeito como grande jornalista que é, combativo e sem medo...Mas acho que ele matou a Dilma Roussef na véspera....a doença dela é, perfeitamente curável, nada a ver com o cancer do vice...mas uma coisa me incomoda: por que chamar Dilma de Dona Dilma ? Será que tem a mesma conotação da mídia chamando a Marta de Dona marta ? Opa...será que o Hélio aderiu ao Josias, aquele do " vadias e vagabundas" ? Um abraço grande Hélio Fernandes!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Pode anotar aí, Hélio. Dia 1 de janeiro de 2010 Lula passará a faixa para Dilma.

    ResponderExcluir
  3. JOSÉ CARLOS WERNECK23 de maio de 2009 às 13:45

    Helio,sem favor nenhum:que bela aula de história!Que texto enxuto e bem embasado.Eu já era advogado e trabalhava em jornal,quando por exigência "legal",aquela célebre lei da junta militar que regulamentou a profissão de jornalista,fui obrigado a fazer a Faculdade de Comunicação.Me formei e durante o curso só ouvi bobagens do tipo "as abelhas também se comunicam".Você deveria ser convidado a dar aulas inaugurais,nos cursos de jornalismo,Motivaria novas vocações e principamente,evitaria que,as faculdades de Comunicação,em sua grande maioria,sejam verdadeiras fábricas de analfabetos.

    ResponderExcluir
  4. Prezado Hélio Fernandes:

    Superando o câncer, você considera possível a chapa Dilma(presidente)/Lula (vice-presidente) para 2010?

    Não há impedimento legal para esta composição.

    Gostaria de saber sua opinião.

    Um forte e cordial abraço.

    Jorge Rubem Folena de Oliveira

    ResponderExcluir
  5. Hélio,

    No blog do Nassif, ele considera que os melhores presidentes da república foram Vargas, JK, Castelo, Geisel e Collor - os dois últimos com ressalva. Entre os piores, Sarney. Lula exige distanciamento histórico. Considero que sua análise enriqueceria de forma tamanha esse debate.

    Saudações,

    ResponderExcluir
  6. Caríssimo Hélio Fernandes: por que achas Dilma Roussef tão má candidata? Seria pior que o retorno dos tucanos, do Serra manipulador de Assembléias Legislativas? Gostaria de entender melhor o que pensas disso.

    Um forte abraço de um grande fã.

    ResponderExcluir
  7. acompanhem a CPI da petrobras

    www.twitter.com/CPIdaPetrobras

    ResponderExcluir
  8. Robson fumassa (niteroi)25 de maio de 2009 às 15:08

    Robson Fumassa(niteroi)
    Hélio,Como 80 anos em 8? Ja se passaram 8 anos do PT,ele tambem vai comprar a tri-releição,lembra antes do Lula no poder? esqueceu? Brasileiro ia tomar café,almoçare jantar.... dê uma passada na AV. presidente Vargas no RJ e na Amaral peixoto em niteroi, è gente dormindo na rua,miseria total! de quem é a Culpa? Sou seu fã!!!

    ResponderExcluir
  9. Achei-o, Mestre Hélio Fernandes, no Google, após longa data. Cadê a Tribuna on line?

    ResponderExcluir